Narcoestado? O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, compartilhou em seu perfil na rede social X (Twitter) que criminosos solicitaram o pagamento de R$ 500 mil para permitir a continuidade de uma obra pública no Parque Piedade, localizado na zona norte da cidade, caso não pagassem os traficantes o Estado não poderia continuar com a obra.
Paes pediu que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça de Lula agissem contra essa quadrilha.
O Parque Piedade foi anunciado como um projeto da prefeitura para ocupar o terreno da antiga Universidade Gama Filho, cujos prédios foram demolidos no ano passado. As obras do parque começaram em setembro, e, de acordo com os planos divulgados pelo órgão municipal, o local contará com espaços destinados a feiras e eventos, uma horta urbana, um parcão, uma academia e um campo de futebol, entre outras atrações.
O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, classificou o pedido dos criminosos como inaceitável e mencionou relatos semelhantes de outros prefeitos de cidades no Rio de Janeiro, reforçando o controle que o crime organizado já tem sobre o país.