Pesquisa feita pelo instituto Genial/Quaest divulgada no último domingo, 13, mostra que para 58% dos entrevistados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026 e encerrar a sua carreira política, ante 40% que avaliam que o petista deveria tentar se reeleger na próxima disputa presidencial.
O levantamento mostra ainda que 49% não sabem quem seria um candidato forte contra Lula em 2026 caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não participe da disputa. Para 15%, Pablo Marçal seria o nome mais forte lembrado pelos entrevistados, enquanto 13% dizem que seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e 12% acreditam que seria Michelle Bolsonaro. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) aparecem com 4%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 3%.
A pesquisa revela ainda que se a eleição fosse hoje e se os candidatos fossem Lula, Marçal e Tarcísio, 32% votariam no atual presidente, 18% em Marçal e 15% no governador de SP. Neste cenário, 18% dos entrevistados se consideraram indecisos. Votos brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 18%.
No levantamento, foram entrevistadas 2 mil pessoas acima de 16 anos de 25 a 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.
E você acha que Lula deve tentar se reeleger em 2026 quando terá 80 anos de idade ou que ele deve se aposentar de vez? Deixe a sua opinião nos comentários.